top of page

Personalização de vidro: Decalque, Sublimação e Jateado

Atualizado: 29 de mai. de 2019

Para quem já trabalha na área de sublimação sabe muito bem que para a personalização de vidro é um processo mais complicado e demorado, alem de ser um produto mais caro. Vou estar explicando um pouco de cada processo e tirando muitas duvidas que ainda se tem sobre a personalização de vidros.

Vidros personalizados

Decalque

O decalque nada mais é que uma película aplicada sobre o vidro e levada ao forno industrial de alta temperatura e queimado a aproximadamente 500ºC. Seu processo é feito através de serigrafia, com maquinas automáticas que o produzem em grandes quantidades e sem limites de cor, as tintas utilizada nesse processo de decalque são especias para este processo, pois devem suportar altas temperaturas para se fundir ao vidro.

Nesse processo a estampa fica nítida e e com cores muito vivas e vibrantes, pois na preparação do decalque é utilizado fundo branco para dar destaque a estampa.


Aplicação: O papel do decalque deve ser submergido em um recipiente com água para que a película do decalque se solte do papel, esse processo é bem rápido por volta de dois minutos o decalque já estará se soltando e pronto para ser aplicado no vidro, é fundamental lavar o copo, taça ou caneca antes da aplicação para eliminar qualquer tipo de sujeira no vidro para uma estampa lisa e sem defeitos, caso contrario poderá ficar pinicado e até mesmo estourar bolhas no decalque. Colando o decalque sobre o vidro certifique-se que o decalque esteja alinhado sobre o copo, para isso pode ser usado um paquímetro pra medir a distância exata da boca do copo até cada lado do decalque deixando assim a estampa no angulo correto, certifique se que esteja na posição ideal antes de fazer a fixação no vidro, para isso deve se usar um "rodinho" de borracha para remover a aguá que fica entre o copo e decalque, tem que ser passado de forma uniforme garantido que saia todo o excesso de água debaixo do decalque. Deixe o copo secar por um tempo médio de 24 horas e leve-o para o forno.


A Queima: Após a secagem do decalque o copo deve ser levado ao forno, o copo sera queimado ao aproximadamente em uma temperatura de 500ºC fazendo que o decalque se funda com o copo sendo impossível a sua remoção. O tempo de queima leva em torno de 2 horas, é necessário chegar a configuração certa do forno para que queime o decalque fazendo com que ative o brilho e para que não deforme o copo devido a alta temperatura. Após o encerramento da queima deve se tomar muito cuidado ao abrir forno para que não haja um choque térmico sobre as peças podendo fazer com que o produto trinque, o correto é abrir o respiro do forno e esperar chegar em uma temperatura segura para a abertura da porta. Este todo processo leva em media 4 horas desde o inicio da queima até o esfriamento das peças.

Vidro personalizado sublimação

Sublimação

A sublimação em vidros ao contrario do decalque já é um processo mais simples e rápido que pode ser feito em poucas quantidades, porem não fica com uma qualidade tão boa de estampa. É necessário que seja passada uma resina especifica no vidro para esse processo poder funcionar, sem a aplicação da resina não ira passar a estampa para o vidro. Na sublimação pode se ter mais versatilidade na arte que sera feito, por exemplo personalizar o nome de cada pessoa ou até mesmo artes diferentes sem interferir muito no valor de cada produto. Pelo fato do vidro ser transparente a estampa fica um pouco apagada e sem vida, nem sempre o produto fica como o desejado como se vê na tela do computador. Em casos assim é muito utilizado o vidro jateado por inteiro, sendo assim o vidro já fica com um fundo e consequentemente a imagem ira ficar mais destacada e com vida.


vidro personalizado jateado

Jateado

O jateamento ocorre pelo fosqueamento do vidro, existem várias maneiras de realizar esse processo, um deles pode ser feito com uma máquina laser que ira fazer o processo de fosquear o vidro através da gravação a laser, a vantagem de se ter uma maquina como está é que ira facilitar e economizar um belo tempo. Por ser a laser lhe permite fazer traços mais finos e detalhados, alem de ter uma produção bem maior que os outros tipos de jateamento. O investimento é um pouco alto mas vale cada centavo. Tem a outra opção de fosqueamento que é jateado com pó de alumínio, uma máquina que lança o alumínio contra o vidro com alta pressão fazendo-o fosquear, mas antes desse processo tem uma serie de etapas para preparar o vidro até ser jateado. Deve se cortar o adesivo vinílico em uma plotter com o desenho vazado do que se deve ser jateado e então deve se colar cuidadosamente o adesivo no vidro para que não fique bolhas ou qualquer dobra, ai sim o produto estará pronto pra ser jateado. É um processo manual que se precisa de bastante mão de obra, mas sem duvida é uma qualidade excelente e da um charme em qualquer vidro personalizado, é muito comum em casamentos as taças jateadas com os nomes dos noivos, padrinhos e madrinhas ou até mesmo para brindes e celebrações em ocasiões especiais.


Ficou com alguma duvida? deixe seu comentário abaixo :)

4.702 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

2 Comments


Gostaria de informações sobre o Forno para uso com decalque, estou querendo montar uma empresa de decoração de copos, taças, canecas etc, mas não encontro fornecedor de fornos industriais para o projeto, sabe me informar onde encontro estes fornecedores.


Like

Queria personalizar 60 canecos de vidro, qual seria o valor no decalque, no jateamento, e na sublimação?

Like
bottom of page