Camiseta Personalizada: Diferença de tecidos e estampas

Devido as inúmeras duvidas recorrentes sobre como estampar camisetas e quais tecidos podem ser utilizados, resolvemos explicar um pouco sobre esse assunto, colocando em tópicos os tipos de tecidos e quais as personalizações são possíveis para eles.


Camiseta branca com estampa colorida

Poliéster

Por ser um produto de baixo custo

o poliéster é um dos tecidos mais utilizados para personalização, sua malha proporciona uma versatilidade muito boa, podendo ser estampada na sublimação, que também é um processo de baixo custo, esse tecido é muito utilizado para fazer uniformes esportivos.

Por ser estampado em sublimação o cliente pode personalizar tanto várias peças como poucas unidades sem interferir no valor final do produto.

Estampas feitas em poliéster tentem a ficar extremamente vivas e de alta definição, quanto maior a quantidade de poliéster existe na malha mais viva ela fica. Esse é um fator que intriga muitas pessoas, pois acredita-se que se exista alguma quantidade de poliéster na malha ela deve ficar com cores vivas, mas na prática não funciona assim, a estampa ficará com vivacidade conforme a quantidade de poliéster existente na malha, por exemplo:

Uma camiseta com 50% algodão e 50% poliéster vai ficar com metade das cores possíveis,

já uma camiseta 10% algodão e 90% poliéster vai ter sua estampa com cores muito mais vivas, mas sem atingir seu potencial máximo.

O ideal é utilizar camisetas com 100% poliéster para personalizar com sublimação, pois o processo de sublimação só adere em poliéster, por esse motivo quanto mais poliéster mais viva a estampa. Camisetas brancas são imprescindíveis nesse formato de personalização, camisetas coloridas ou escuras não ficam boas, quanto mais escura pior, camisetas de cores claras são possíveis personalizar, mas exigem uma atenção, pois toda a cor branca do desenho vai ficar no tom da camiseta, impressoras de sublimação não possuem tinta de cor branca, apenas as cores do CMYK.


Algodão: estampa 01 cor

Camisetas feitas de algodão podem ser personalizadas de várias formas diferentes, mas geralmente são processos de custo elevado ou que necessitem de alta produção para valer a pena serem feitos. A serigrafia é um processo antigo e muito utilizado para personalizar esse tipo de tecido, mas infelizmente existem limitações que seriam basicamente a quantidade de peças que precisem ser estampadas para compensar o trabalho e gastos com insumos, tiragens grandes de 300 unidades ou mais são muito comuns nesse tipo de personalização, mas poucas peças como 4 ou 5 unidades, ficam inviáveis a serem feitas.

É possível estampar camisetas escuras ou claras de algodão com estampas coloridas, podem ser feitas em estamparia digital ou até mesmo em serigrafia com mais de 1 quadro utilizando o processo de cromia.

Sublimação não é um processo que pode ser feito em tecidos de algodão, pois como vimos acima, sublimação apenas é aceita em tecidos de poliéster então esse seria um processo descartado para essa malha.


Algodão: estampa colorida

Camisetas de algodão como citadas acima podem ser sim personalizadas com estampa colorida, na serigrafia utilizando o processo de cromia que consiste em gravar vários quadros sendo um quadro para cada cor fazendo assim o jogo de cores e criando estampas coloridas, mas com certa limitação, pois degrades não são possíveis nesse tipo de processo.

Lembrando que na serigrafia apenas é valido pedidos de grandes tiragens, pedidos pequenos não são viáveis e pedidos que utilizem fotos não possíveis.

Outro tipo de estampa utilizada em algodão é a impressão digital, nesse modo é possível estampar qualquer cor de tecido e usar até mesmo fotos para personalizar o produto, quantidade pequenas também não são um problema, na verdade esse tipo de personalização é indicada para pequeno formatos, grandes tiragens podem ser feitas mas sem valer a pena, pois se torna um custo elevado.


Então vamos as dicas

Para você cliente, se você procura alguém que faça camisetas em pequenas quantidade você tem dois caminhos, quem faz sublimação ou quem faz estampa digital, pois essas pessoas vão conseguir lhe atender, sublimação é feita em poliéster e impressão digital é feita em algodão, ai você decide o material que precisa e sabe qual profissional procurar.

Caso você precise de grandes quantidades você deve procurar empresas que trabalhem com serigrafia, vale a pena lembrar das limitações das cores, se sua estampa vai ter muitas cores ou degrades procure por sublimação ou impressão digital, se sua estampa vai ser com 01 ou 02 opte por serigrafia.


Pra você fornecedor, se você pensa em entrar no ramo de camisetas personalizadas você vai ter que colocar na balança qual maquinário se faz mais necessário para sua produção, produções de grandes quantidades a serigrafia vai servir muito bem a você, e produções de pequenas quantidade indicamos a sublimação, por ser um processo que exige máquinas de menor valor do que as de impressão digital.


Esperamos ter solucionado suas duvidas, mas caso você precise de alguma ajuda envie-nos sua pergunta no campo dos comentário que responderemos o mais rápido o possível.

330 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo